O curtimento a ser utilizado para a pele de peixes é semelhante ao que utiliza pele de outros animais. A diferença é que a pele de peixe tende a ser mais resistente que as outras peles. A pele entre o tecido e a fibra precisa ser removida com cuidado, pois isso influenciará diretamente na qualidade do couro do peixe. As principais etapas do curtimento são:
Lavagem: a pele é colocada no fulão, com soluções detergentes e bactericidas para a remoção da gordura da pele;
Remolho: faz a hidratação e a lavagem das peles, eliminando as impurezas.
Caleiro: intumescimento das peles, proporcionando a abertura das fibras colágenas, e a remoção das escamas.
Desengraxe, Desencalagem e Purga: etapas do processo de retirada de gorduras e sais.
Píquel: evita que as peles entre e putrefação e garante maior resistência;
Curtimento: proporciona a estabilidade do sistema de colágeno, imergindo as peles em produtos químicos para garantir a qualidade do processo. Após essa fase, as peles devem repousar por um dia;
Neutralização: elimina o excesso de acidez no couro , tornando-o mais encorpado;
Recurtimento: hidrata a pele e ajusta o ph, transformando-a em couro;
Tingimento: determina a cor do couro;
Engraxe: esta etapa visa proporcionar maciez ao couro, evitando que este fique quebradiço;
Secagem e Prensagem: remoção da umidade e deixa o couro liso, evitando dobras.
21 de maio de 2010
19 de maio de 2010
Nasce a "Couro Amazônia"
A proposta da equipe em desenvolver um produto sustentável e inovador, surgiu a partir da idéia de aproveitar o couro de peixes, como pescada amarela, pescada branca e gurijuba, espécies abundantes na região, onde vimos que não possui nenhuma utilização. Essas espécies foram escolhidas pelo fato de serem os peixes de maiores demanda e que a pele pode ser utilizada para a obtenção do couro.
Fizemos um levantamento no mercado que identificou produtos que podem ser fabricados com essa matéria-prima, como por exemplo, bolsas, cintos e sapatos. Veja um exemplo no vídeo abaixo:
Fizemos um levantamento no mercado que identificou produtos que podem ser fabricados com essa matéria-prima, como por exemplo, bolsas, cintos e sapatos. Veja um exemplo no vídeo abaixo:
No entanto, percebemos a necessidade de lançarmos um produto inovador: revestimentos para bancos de automóveis de couro de peixe.
Criamos então a marca “Couro Amazônia” fazendo um elo entre o consumidor, o produto e a empresa. Essa marca traz para o mercado uma pequena alusão ao produto vendido pela empresa, buscando posicionar o produto na mente do consumidor, fazendo menção à matéria-prima fundamental do produto e a procedência dessa matéria-prima.
Perguntas e respostas de interesse
Surgiu a partir de uma idéia do reaproveitamento do couro de algumas espécies de peixes de pele que antes não eram aproveitados na comercialização, com a finalidade de promover a sustentabilidade e a inovação.
Por que é um produto inovador e sustentável?
O produto a ser fabricado é inovador porque utilizará uma nova matéria-prima que não é consumível, portanto não era muito aproveitada. Sustentável porque houve um reaproveitamento de um refugo (couro do peixe).
Qual será o produto/serviço?
Os produtos serão bolsas femininas e masculinas, cintos e calçados. E já existe um estudo bem avançado para a confecção de bancos de carros de passeio.
Como será? Quais as suas características físicas?
Os bancos dos carros podem ser enquadrados também, pois como a pessoa hoje em dia tem a possibilidade a opção de escolher alguns detalhes inclusive o banco de couro do carro de passeio;
Quais as matérias-primas a serem utilizadas e os seus custos (por enquanto os custos podem ser estimados)?
Matérias-Primas: Couro de Pescada Amarela, Gurijuba e Pescada Branca. O custo para a obtenção da matéria-prima será em torno de R$
Qual o sistema de produção (tipo de processo) a ser utilizado?
Job-Shop, pois a produção será numa quantidade especifica devido à sazonalidade da matéria-prima, os equipamentos são universais para a produção dos produtos, cada produto será personalizado de acordo com o couro de cada tipo de espécie.
Baseado em que estratégia de produção?
Custos, porque o produto chegará ao consumidor final com um baixo custo, devido à empresa possuir como a atividade fim a captura de pescado.
Para atender a qual público-alvo?
O público alvo a ser atingido será todas as classes sociais, pois o produto será acessível devido o baixo custo da adesão da matéria-prima.
Existe viabilidade (garantia de fornecimento) para o suprimento das matérias-primas a serem utilizadas no produto/serviço? Quais serão as fontes de suprimento?
Sim, existe viabilidade, com a restrição do período de defeso (60 dias). As fontes de suprimentos serão as empresas de pesca industrial do Pará.
Quais as quantidades previstas para venda (mensais) para o primeiro ano de operacionalização?
Quatrocentos e cinqüenta kits de revestimentos.
Assinar:
Postagens (Atom)